A continuação da Educação Visual e Plástica resulta importante na 8a Classe, assim como no segundo nível em geral, devido à necessidade da sequência lógica.
As células cerebrais encarregues do processamento de informação e do desenvolvimento da inteligência são os neurónios, que têm a característica de desenvolver-se e adaptar-se de acordo com tipo de preparação que se dá ao indivíduo desde os primeiros anos de vida, o que vai determinar a sua qualidade assim como das suas uniões, chamadas sinapses.
Tendo em conta que estas células são apenas moldáveis nas primeiras idades do indivíduo, e até à adolescência, resulta importante que o indivíduo seja educado desde os primeiros anos com uma perspectiva multifacética, porque resultaria muito difícil começar alguns conteúdos na adolescência.
Portanto, a continuação desta disciplina no segundo nível responde à necessidade da educação do indivíduo a partir das capacidades que só por ela podem ser desenvolvidas.
Na 8a Classe, a Educação Visual e Plástica vai tratar de continuar a preparar o aluno, ampliando e melhorando a nova forma de comunicação gráfica iniciada na primária.
O professor neste 1o Ciclo do Ensino Secundário deverá ter uma fluidez necessária e sentido de observação com vista a atender cada aluno a partir das suas diferenças individuais. É necessário compreender que o indivíduo vem de um lar que se encontra numa comunidade, que é até o momento é todo o seu património imaginário.
O trabalho com as crianças deve, portanto, compreender métodos e actividades que devem passar pelo estabelecimento da sua zona de desenvolvimento próximo ou, como também é chamado, o seu campo de referência.
Tendo chegado a esse estado, será muito mais fluída a educação e a comunicação diferenciada com cada aluno.
FICHA TECNICA
Autor: –
Título: Programa de Educação Visual e Plástica – 8ª Classe
Editora:INIDE
Disciplina: Educação Visual e Plástica
Classe: 8ª Classe
Idioma: Português
Formato do Ficheiro: PDF
Ano de lançamento: –
Tamanho: 2MB